O processo de urbanização no brasil
ENGENHARIA AMBIENTAL
Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Regional
O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO NO BRASIL
Uma contribuição para a história do Planejamento
ALUNO Período
...cidade, 2011.
A ação do estado sobre a organização do espaço urbano é chamada de planejamento Urbano. O texto apresenta um estudo aprofundado sobre a questão, no espaço brasileiro, no desenvolver da história.
A partir da década de 50, que começa a se desenvolver a necessidade de integração entre os vários objetivos dos planos Urbanos, e então, começa a se destacar a figura do plano diretor, que recebe o nome de planejamento urbano.
O zoneamento no Brasil teve inicio na cidade do Rio de Janeiro e em São Paulo, nas ultimas décadas do século passado, e trata-se da legislação urbanística que varia no espaço urbano.
O planejamento de novas cidades foi, e ainda é, muito disseminado no país, com os casos de Goiânia, Palmas, Volta Redonda, e vários outros.
O urbanismo sanitarista é mais restrito, e praticamente se extinguiu na década de 30, entretanto, tem grande importância pelos trabalhos que realizou, como por exemplo, a cidade de Santos-SP.
Os Planos de melhoramento e embelezamento surgiram com o objetivo de embelezar as cidades, mas objetivo esse, que, segundo o autor, servia apenas para disfarçar o real objetivo da classe elitista. O termo embelezar designava a imposição de novos padrões e valores para a fisionomia arquitetônica das cidades, mas na verdade encobria múltiplas estratégias, como a erradicação da classe trabalhadora do centro da cidade, para o desfrute das classes elitistas.
Então, os interesses imobiliários estavam por traz dos grandes projetos urbanos, os quais patrocinavam, discutiam defendiam ou atacavam.
O fim do plano embelezador levantou algumas questões, já que as obras de embelezamento e melhoramento foram substituídas pelas de infra-estrutura, passando da cidade “bela” para a cidade “eficiente”.
Os surgimentos da