O Processo de Urbanização do Brasil
Somente na segunda metade do século XX, o Brasil tornou-se um país urbano. Mais de 50% de sua população passou a residir nas cidades. A partir da década de 1950, o processo de urbanização no Brasil tornou-se cada vez mais rapido.
O crescimento da população urbana em relação à rural coincidiu com o período de consolidação da industrialização do pais. Em 1970 foi a primeira vez que havia mais habitantes nas cidades do que o campo. As cidades no Brasil
A ONU considera cidade todo aglomerado com mais de 20mil habitantes. Em alguns países, esse número é menor. No Brasil, toda sede de municípios é considerad cidade, independentemente da população.
Em geografia, consideramos cidade um aglomeramento com certo número de habitantes que exercem ativiades não rurais, isto é, atividades ligadas á indústria, ao comércio e aos serviços.
A unidades de federaçao mais urbanizadas são Rio de Janeiro (96,7%), São Paulo (94,5%) e Amapá (94,5%).
A rede e a heriarquis urbana do Brasil
A rede urbna de uma região envolve as relações entre o campo a e cidade e as relações entre os diferentes tipos de cidade. A existência de uma rede de transportes e de comunicação é fundamental para que uma rede urbana seja integrada. A rede urbana brasileira tem como principal característica as disparidades regionais, pois, enquanto ela é bem articulada no Sudeste, o mesmo não ocorre nas regiões Norte e Centro-Oeste.
Na rede urbana brasileira, existem diferentes tipos de cidade, considerado o número de habitantes e a quantidade e qualidade de serviços oferecidos á população locas e á das áreas vizinhas. Isso torna umas mais importantes do que outras, formando uma hierarquia urbana.