O processo de Urbanização no Brasil e no Mundo
Introdução
Neste trabalho será abordado como tema o processo de urbanização no Brasil e no Mundo, em que nos trouxa diversas conseqüências tanto positivas como negativas. O processo de urbanização brasileiro se teve pelo êxodo rural, em que a população deixava o campo, e se mudava para a cidade, buscando condições melhores de vida.
A industrialização também é outro fator dominante nesse processo, que trouxe à população do campo a cidade, mas não foi de total melhoria gerando conflitos que vão da desigualdade social, violência, saúde precária e outros fatores que marcam a população.
O processo de urbanização no Brasil e no mundo
O processo de urbanização no Brasil.
Urbanização é o aumento proporcional da população urbana em relação à população rural. Segundo esse conceito, só ocorre urbanização quando o crescimento da população urbana é superior ao crescimento da população rural.
Embora as primeiras cidades tenham aparecido há mais de 3.500 anos a.C., o processo de urbanização moderno teve início no século XVIII, em conseqüência da Revolução Industrial, desencadeada primeiro na Europa e, a seguir, nas demais áreas de desenvolvimento do mundo atual.
A partir da revolução industrial, o processo de crescimento das cidades se acelerou por duas razões: a necessidade de mão-de-obra nas indústrias e a redução do número de trabalhadores no campo. As pessoas vão para o meio urbano em busca de oportunidades para melhorar a vida, em busca de empregos, de escola para os filhos, entre outras razões, coisas que nem sempre são encontradas em pequenos povoados do interior. A cidade pode ser associada a uma unidade produtiva complexa, produzindo ampla variedade de bens e serviços, estando permanentemente em busca de economias de grande escala, e sempre exercendo forte atração sobre os seres humanos.
Atualmente, a participação da população urbana no total da população brasileira atinge