PROJETO IV relacionamento interpessoal RH
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
SÃO PAULO
2011
INTRODUÇÃO
Um dos fatores impulsionadores de sucesso em nossa carreira é a forma pela qual nos relacionamos com as outras pessoas. À medida que estamos comprometidos e envolvidos com nossas atividades, nos permitindo vivenciar momentos singulares de relacionamento profissional e pessoal, expondo melhor a verdadeira maturidade e habilidade comportamental presentes em cada um de nós.
Nossa forma de ser de pensar influência diretamente o relacionamento nas organizações. Se estabelecermos um clima harmônico, positivo e de respeito, recebemos de volta um ambiente sadio e sem grandes turbulências. Se ao invés disso, criamos um ambiente negativo, competitivo e pesado, colheremos inimizades, antipatia, e desconfiança impactando diretamente nos resultados.
Desenvolver um bom nível de relacionamento com todas as pessoas é uma responsabilidade individual e organizacional.
Para conhecermos melhor é preciso criar um ambiente de confiança que possibilite a troca constante de feedbacks existe ha necessidade de trocar informações sobre o trabalho e de cooperar com a equipe permite o relacionamento entre os indivíduos, o que acaba sendo imprescindível para a organização, pois, as mesmas, valorizam cada vez mais tal capacidade; o relacionamento interpessoal é, sem sombra de dúvida, um dos fatores que influenciam no dia-a-dia e no desempenho de um grupo, cujo resultado depende de parcerias internas para obter melhores ganhos. No ambiente organizacional é importante saber conviver com as pessoas, até mesmo por ser um cenário muito dinâmico e que obriga uma intensa interação com os outros, inclusive com as mudanças que ocorrem no entorno, seja de processos, cultura ou até mesmo diante de troca de lideranças. A contribuição dos pares e a forma que eles são tratados ajudam o colaborador atingir suas metas e desenvolver suas atribuições de maneira eficaz. Para isso, é