Gig em aplicações ambientais
O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de apresentação do SIG (Sistema de Informações Geográficas) através da sua definição, características, estrutura geral, organização do seu ambiente de trabalho, importância e preparação dos dados. Neste trabalho, a pesquisa sobre SIG está fundamentada na sua aplicação às questões ambientais por meio de uma metodologia, um roteiro e um conjunto de operações executáveis nesta ferramenta, analisando e utilizando os dados espaciais.
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
O objetivo geral deste trabalho é apresentar os principais conceitos de SIG e suas adequações. Tal como sua evolução, estrutura e importância em diversas atividades. Para explanar toda a sua potencialidade nas mais distintas áreas. Contudo enfatizando a aplicação do SIG em análises ambientais, proporcionando uma visão mais ampla de suas funcionalidades.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Conceituar e apresentar as características e funcionalidades gerais de um SIG;
• Analisar o processo evolutivo do SIG;
• Estudar as técnicas do SIG em análises ambientais;
• Exemplificar a aplicação no SIG na avaliação ambiental.
3 DEFINIÇÃO DE SIG
O termo Sistema de Informações Geográficas (SIG) refere-se àqueles sistemas que efetuam tratamento computacional de dados geográficos. Um SIG armazena a geometria e os atributos dos dados que estão georreferenciados, isto é, localizados na superfície terrestre e numa projeção cartográfica qualquer. Os dados tratados em geoprocessamento têm como principal característica a diversidade de fontes geradoras e de formatos apresentados.
Para Câmara et al., (2005), SIG correspondem às ferramentas computacionais de geoprocessamento, que permitem a realização de “análises complexas, ao integrar dados de diversas fontes e ao criar bancos de dados georreferenciados”.
O requisito de armazenar a geometria dos objetos geográficos e de seus atributos representa uma dualidade básica para SIGs. Para cada objeto