Projeto Horta
A horta dentro do ambiente escolar pode ser um laboratório vivo, que abre diversas possibilidades para o desenvolvimento de diferentes atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar unindo teoria e prática, de forma a retratar todo o contexto, deverá auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e permitir que se estreitem as relações através da promoção da coletividade e cooperatividade entre os agentes sociais envolvidos (MORGADO, 2006).
A educação escolar deve ter como ponto de partida a realidade dos indivíduos e buscar a educação integral do ser: aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer.
Com base nisso durante 2014, o 3º ano – F decidiu pelo “Projeto Horta”. O projeto teve início com o preparo do solo, e embora já tenhamos um espaço para a realização do projeto o solo estava bem carente de nutrientes e exigiu um esforço razoável para que chegássemos à etapa final do projeto.
O primeiro passo foi apresentar aos alunos o objetivo do projeto e o local onde seriam desenvolvidos, os mesmos demonstrou muito entusiasmo, interesse e deram sugestões, embora conhecessem muito pouco sobre o assunto. Através do acesso ao projeto os alunos foram se apropriando de um aprendizado que antes não possuíam: como preparar o solo, pesquisar em diversos meios como livros e na internet, conversas em casa com a família, etc.
O projeto contribuiu para que os alunos compreendessem que é possível aprender que podemos produzir sem agredir o meio ambiente, sem o uso de agrotóxicos, e mais ainda aprender que é possível desenvolver esta atividade em casa com a sua família, passando os conhecimentos adquiridos na Escola para sua família. “Nesta perspectiva se multiplica o conhecimento a cerca do cultivo das hortaliças assim como o hábito alimentar.”