Análise livro geografia
Analisou-se então os elementos cartográficos presentes nos mapas sendo estes: titulo, orientação, projeção, escala, legenda, cores e as geotecnologias (sensoriamento remoto, GPS, geoprocessamento). O livro em questão apresenta um total de 39 mapas, sendo que 94,8% dos mapas foram tratados propriamente como mapas e 5,2% foram tratados como figura.
Do total analisados de mapas 100% estão incompletos, ou seja, faltando alguns dos elementos já citados, identificou-se ademais 8 imagens de satélite, o que configura um uso pequeno das geotecnologias.
Os mapas analisados estão em sua maioria foram dispostos no decorrer da exposição do conteúdo totalizando 46,2%, outros 15,4% expôs-se em textos complementares e os 38,4% restantes estavam dispostos nos exercícios, um numero considerável dos mapas estão nos exercícios do livro, fato este que pode diminuir ainda mais o seu uso, vez que os professores por deveras preferem não se utilizarem das atividades propostas no livros didáticos.
No que se refere aos elementos básicos dos mapas, pode-se observar que 64,1% destes, tinham titulo claro e coerente ao texto que se seguia e 35,9% tinha titulo confuso ou por vezes incoerente. A escala por sua vez foi divida durante a analise em escala gráfica e numérica, a primeira tinha um total de 87,2% de mapas a segunda apresentou um total de 5,3%.
87,2% dos mapas incluíam orientação condizente as regras de cartográficas, quanto as projeção não forma identificadas nenhuma em todo o livro. Quanto a porcentagem de mapas que apresentam meridianos é 17,9% e paralelos equivalem a 66,6% dos mapas. As coordenadas geográficas representam 7,7% dos mapas, quanto a coordenadas UTM não foram identificadas