Filosofia vida politica
Curso de Administração Pública – Pólo de Nova Iguaçu
Aluno: Ricardo Gustavo de Souza Miranda – Matrícula 14113110166
Filosofia e Ética – Atividade 9
Leia o capítulo 7, “A Vida política” da Unidade 8 do livro de Marilena
Chauí, Convite à Filosofia, das págs. 474 a 489 (edição de 2000), e responda: 1. Explique os conceitos de Polis, Civitas e República, diferenciando-os.
Pólis: significa cidade, porém, com entendimento de comunidade organizada composta por cidadãos, isto é nascido no solo da cidade, livres e iguais, portadores de direitos tais como igualdade legal e o direito de expor e discutir e manifestar opiniões em público.
Civita: Seria a tradução latina de pólis, ou seja, a cidade como ente público e coletivo.
República: pode ser traduzido como negócios públicos dirigidos pelos populares romanos, isto é, os cidadãos livres e iguais nascidos no solo de
Roma. Politicamente seria a coisa pública.
2. Explique o que é despotismo, explicando suas diferentes formas.
Nas realezas antes do tempo dos gregos, nos territórios que viram a formar tanto a Grécia como Roma, e nos impérios orientais (Pérsia, Egito etc...) ou na família patriarcal.
Importante esclarecer, que patriarca era o chefe da família ou do Clã e sua vontade é absoluta ou lei. A autoridade é pessoal e arbitrária tendo poder de decisão sobre a vida e a morte dos membros do grupo.
Assim, despotismo era o poder exercido pelo chefe de família sobre um conjunto de familiares a ele ligados por laços de dependência, O chefe garantia proteção aos seus súditos que lhes deviam lealdade e obediência ficando plenamente subordinado a vontade do primeiro.
Importante ainda citar as seguintes características do poder despótico, conforme tabela abaixo descrita:
Poder despótico
características
Patriarcal
Total
Incorporado ou corporativo
Mágico
Transcendente
Hereditário
Exercido pelo chefe da família
Poder supremo inquestionável
Poder no