ghjhgjhjh
3195 palavras
13 páginas
filosofia teórica e prática"Toda a filosofia é teórica ou prática. A filosofia teórica é a regra do conhecimento; a filosofia prática é a regra do comportamento perante o livre arbítrio. A filosofia teórica e a filosofia prática diferenciam-se pelo objecto. A filosofia teórica tem por objecto a teoria e a filosofia prática na práxis. Em geral, a filosofia se divide em filosofia especulativa e filosofia prática. Fala-se, em geral, de conhecimentos teóricos e de conhecimentos práticos, quaisquer que sejam os objectos. Os conhecimentos são teóricos quando constituem o fundamento dos conceitos dos objectos, enquanto que são práticos quando constituem o fundamento na prática do conhecimento dos objectos."
"A filosofia prática não é segundo a forma, mas segundo o objecto prático, e este objecto só constitui as acções e a conduta que são livres. O teórico é o conhecimento e o prático a conduta."
Kant
Muitas organizações, pessoas e instituições torcem a cara ao se pensar qualquer coisa que não seja o “como fazer”, “como aplicar”, “um passo a passo” para ir adiante, pois ninguém tem tempo para parar para pensar, mesmo que estejamos em plena, tão badalada, “sociedade do conhecimento”.
Ou seja, fala-se muito em inovação, em conhecimento, em sair da caixa, desde que sejam os outros e não eu!
Posso arriscar a dizer que qualquer atividade humana exige conceito.
E o que podemos falar de conceito é a capacidade de alinhar essas três vertentes.
Quanto mais conceito houver, mais alinhado estará esse tripé: filosofia, teoria e metodologia – mais uma organização vai gerar valor e enriquecer e vice-versa. Muitas pessoas e organizações vivem o dia a dia sem se dar conta que estes três fatores não estão alinhados e, quando não estão, começam a perder valor no mercado.
Um diagnóstico desse tipo passa por uma análise de toda organização, dentro do espírito de revisão da gestão e dos resultados: qual é a filosofia vigente, qual a teoria e a metodologia (ou as metodologias) para