Projeto horta
*Introdução
A promoção a saúde permite que as pessoas adquiram maior controle sobre sua própria qualidade de vida. Através de hábitos saudáveis não só os indivíduos, mas também suas famílias e comunidade se apoderam de um bem, um direito e um recurso aplicável a vida cotidiana.
Desta forma a horta torna-se um laboratório vivo para as diferentes atividades didáticas.
*Justificativa
Temos em nossa escola um espaço destinado a desenvolvermos a horta escolar com o objetivo de promovermos hábitos alimentares saudáveis e conscientizar as crianças da importância do cultivo e dos cuidados com as hortaliças e leguminosas. Partindo disto, optamos em desenvolver a horta escolar com as turmas de segunda série porque neste período as crianças demonstram interesse profundo pelo processo de cultivo.
*Problemas
- Onde será o espaço destinado ao projeto?
- Qual turma participará da horta escolar?
- Como motivar a participação da comunidade?
-Como dividir a organização do projeto? ✓ Quem será responsável pela horta ou cada professor organizará o seu canteiro? ✓ Organograma das atividades inclusas (compostagem, semeação, adubagem)
*Objetivo Geral
Utilizar o espaço escolar (horta) como um laboratório vivo para promover a reflexão a natureza e hábitos alimentares melhorando a qualidade de vida e interesse a hortaliças e leguminosas.
*Objetivos específicos • Promover a promoção da saúde. • Compreender o papel do cultivo protegido durante o desenvolvimento das sementes. • Desenvolver a observação do educando diante das transformações das hortaliças cultivadas. • Compreender o processo da semeadura/cultivo /colheita e consumo dos produtos. Valorizar a importância do papel do agricultor. • Desenvolver a consciência da criança quanto ao uso dos agrotóxicos nas hortas. • Compreender a diferença de uma horta orgânica e inorgânica. • Perceber a