Brincadeiras circenses
Imitando os profissionais do circo
Atividade 1 : Trabalhando o equilíbrio.
O Malabaris do malabarista - Fazer traços diferenciados no chão : retos, ondulados, curvas, círculos e outros. A proposta é as crianças brincarem de andar em cima do risco em diferentes posições como: na ponta dos pés, apenas com os calcanhares, com as mãos na cabeça, com as mãos na cintura, segurando um copo d’água, etc – sem sair de cima dos riscos.
Com bolinhas: Joguem a bolinha para o alto e tentem pegá-la; joguem a bolinha de uma mão, para a outra; agora joguem para o alto, batam palmas uma vez e peguem a bolinha.
(O palhaço demonstra e ainda faz rodopios e palhaçadas com as bolinhas).
Atividade 2 : Exercício rítmico.
Dançando como a Bailarina - A proposta é conforme a professora for lendo o texto as crianças devem executar os movimentos citados. Em um segundo momento, colocar em aparelho de som uma música a escolha da professora, sugerimos instrumental, para que as crianças dancem, ritmicamente, livremente.
Atividade 3: Psicomotricidade –
Equilibristas no movimento
A proposta é colocar um colchão no chão, treinar cambalhotas com a ajuda da professora. Colocar bambolês espalhados e brincar de pular dentro e fora, alternando, etc. Colocar bancos ou cadeiras e brincar de subir de descer na visão desafiadora da altura, plantar bananeiras, virar estrelas (de acordo com o nível da turma). Brincar de equilibrar objetos leves em cima de varetas ou até equilibrando-se em cima de uma madeira ou barbante (nada fácil, porém, divertido!).
Atividade 4: Poema e Interpretação
O drama do palhaço - Ler um poema para os alunos e fazer sua dramatização, pode-se enamorar outro palhaço que no momento “brinca” ser a bailarina, declamá-lo de forma caricata entre risos e choros, observando os conhecimentos prévios das crianças sobre o tema aumentando o vocabulário e arrancando boas gargalhadas!
Podemos também: Imitar o palhaço desenvolvendo expressão