barbara
É com a prática dos jogos e das brincadeiras que as crianças ampliam seus conhecimentos sobre si, sobre os outros e sobre o mundo que está ao seu redor. Desenvolvem as múltiplas linguagens, exploram e manipulam objetos, organizam seus pensamentos, descobrem e agem com as regras, assumem papel de líderes e se socializam com outras crianças (SILVA; GONÇALVES, 2010). O aprendizado das habilidades e técnicas circenses pode ser proporcionado de diversas formas, tanto por meio de gestos técnicos quanto por meio do lúdico. O jogo por ser caráter , se adequa a qualquer faixa etária e é um rico recurso pedagógico (BORTOLETO, 2010). Classificamos os Jogos Circenses em:
* Jogos Acrobáticos de Solo: são os jogos que apresentam as figuras acrobáticas de solo como elementos principais.
* Jogos Acrobáticos Aéreos: são jogos onde o jogador executa em suspensão, seja em qualquer equipamento circense, como trapézio, tecido, corda indiana e lira.
* Jogos de Malabares: são os jogos que apresentam o malabarismo como eixo central, seja em qualquer tipo de material: swings, clavas, diabolôs, aros, bolas, pratos de equilíbrio,