Treinamento
AGOSTO / 2006
INFORMATIVO DA VIVENDO E APRENDENDO
Aluízio A ugusto
Professor do Ciclo 4 vespertino
Foto: Marina Francischetti
A proposta do Treinamento de perna de pau & Mitos e Lendas
Populares – desenvolvido no 2º bimestre de 2006 no Ciclo IV vespertino – aproximou três universos aparentemente distintos: educação infantil X arte circense X mitos e lendas populares. Desde início do projeto contamos com a participação de crianças, mães/pais e professores reforçando a cooperação e as relações entre os envolvidos. Agora aguardamos a colaboração de todos para o seu desdobramento. 3
PAG.
1
SEGUE
PEQUENAS NOTAS
AGOSTO / 2006
INFORMATIVO DA VIVENDO E APRENDENDO
Foto: Marina Francischetti
A prática e a valorização da perna de pau como brincadeira e como atividade artística traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento motor e psicossocial das crianças. Alem disso, na perspectiva do nosso trabalho, ela é fundamental na valorização da arte tradicional popular, no resgate de brinquedos acessíveis às populações de baixa renda e, conseqüentemente, na manutenção e valorização de tradições que fazem parte da cultura brasileira. Todos esses aspectos foram explorados pelas crianças no treinamento.
3
PAG.
2
SEGUE
PEQUENAS NOTAS
AGOSTO / 2006
INFORMATIVO DA VIVENDO E APRENDENDO
Foto: Marina Francischetti
A nossa diversidade de histórias, canções e brincadeiras, assim como outros aspectos da vida social, variam de região para região carregando traços das culturas e povos que formaram as suas populações. A perna de pau, assim como o tambor e o chocalho, antes de ser um brinquedo era utilizada em rituais entre povos africanos, por exemplo. Entre os índios brasileiros Kamairurás foi constatada a existência de seis brinquedos, sete brincadeiras e quatro jogos onde a habilidade manual nas brincadeiras e jogos é característica marcante.