projeto horta
Publico alvo: 4 anos
Introdução:
As atividades ligadas ao uso do solo tais como revolver a terra, plantar, arrancar mato, podar, regar não só constituem ótimo exercício físico como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com as coisas da natureza. Este projeto procura apresentar atividades que despertem o interesse do aluno no cuidado com o ambiente. Através da horta enfatizaremos a importância das plantas em nossa vida, conheceremos diferentes alimentos, incentivaremos a boa alimentação, a utilização do lixo orgânico, os cuidados com a higiene e saúde e, principalmente, o respeito pela natureza. Neste projeto, as pessoas devem atuar sempre com muita responsabilidade e compromisso. Os alunos devem estar presentes na maioria das etapas e atividades desenvolvidas na horta, tais como: plantio, cuidados com a horta e colheita. Os professores devem auxiliar os alunos no desenvolvimento e manutenção da horta e na supervisão dos trabalhos. Justificativa: As atividades envolvem as crianças da Educação Infantil por acreditar que nesta fase os alunos memorizam com mais facilidade os aprendizados e que, possivelmente, serão lembrados para toda vida. A reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o repensar de responsabilidades e atitudes de cada um de nós, gerando processos educativos ricos, contextualizados e significativos para cada um dos grupos envolvidos. Neste contexto, o cultivo de hortas escolares pode ser um valioso instrumento educativo.
As crianças que moram na cidade grande não tem esse contato direto com a natureza, esse contato com as plantas auxilia a criança a entender a importância da natureza. Estas vivências podem transformar pequenos espaços da escola em cantos de muito encanto e aprendizado para todas as idades.
Hortas escolares são instrumentos que, dependendo do encaminhamento dado pelo educador, podem abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada e