Projeto frigorifico
Barros Brasil, R.1*; Gomes, M. C.2
1 Acadêmico Eng. Agrícola – FEA/UFPEL
Campus Universitário – Caixa Postal 354 – CEP 96010-900
2Prof. Depto. De Ciências Sociais Agrárias – FAEM/UFPEL
Campus Universitário – Caixa Postal 354 – CEP 96010-900 rafaelbbrasil@gmail.com 1. INTRODUÇÃO
A qualidade do alimento produzido depende do modelo utilizado no processo de produção, portanto é fundamental que se tenha um total controle e que o processo seja realizado de forma a gerar um alimento com maior valor nutritivo e isento de qualquer substância que possa gerar problemas de saúde aos consumidores. Dentre os alimentos mais importantes para atender as necessidades dos consumidores está a carne.
A produção de carne de forma controlada deve ser realizada dentro de normas que respeitem a qualidade do alimento que será ofertado para o consumidor. As formas de produção não devem gerar impactos sociais e ambientais negativos. A produção de carne também deve contribuir de forma direta à preservação do meio ambiente, fazendo com que o consumidor conheça os processos de produção da carne, sem contaminar o mesmo, apoiando iniciativas que objetivem produzir e ofertar um alimento de qualidade e com segurança.
Uma carne produzida de forma inadequada pode afetar diretamente o consumidor, pela baixa qualidade, falta de higiene no abate e até através de uma intoxicação alimentar. Sua qualidade pode estar comprometida quando é exposta a contaminações químicas através de, por exemplo, pesticidas e inseticidas utilizados durante o processo de abate.
Sendo o município de Herval caracterizado pela atividade pecuária, é de grande importância que tenha uma unidade de abate, que atenda a demanda deste tipo de serviço.
Este projeto está de acordo com as Normas Técnicas de Instalações e Equipamentos para Matadouros-frigoríficos de Bovinos (e bubalinos) da Coordenadoria de Inspeção Sanitária de