TRABALHO FINAL DO MÓDULO DE ANÁLISE DE ORGANIZAÇÕES E PROCESSOS
GRUPO UNIS
TRABALHO FINAL DO MÓDULO DE ANÁLISE DE ORGANIZAÇÕES E PROCESSOS
Estudo de caso “Linha de Desmontagem”
Varginha
2013
SUMÁRIO
Apresentação
Este trabalho corresponde a um estudo de caso sobre uma “Linha de desmontagem” de uma empresa fictícia, Granja e Frigorífico JPK. Foi pedido a elaboração de um artigo que contivesse uma solução para os problemas enfrentados por tal empresa.
.
1 INTRODUÇÃO
De acordo com Marchi (2012) os provérbios “o trabalho dignifica o homem” ou “o trabalho enobrece o homem” ainda que possam ser verdadeira para muitas ocupações profissionais no mundo, não refletem a realidade do trabalho em frigoríficos. Esse trabalho leva os funcionários a uma condição similar à escravidão, pelo menos em alguns aspectos, e a ficarem mutilados pelas extensas jornadas de trabalho, pela rotina sem descanso e sem um preparo profissional inicial.
O trabalho em frigoríficos é um exemplo de um trabalho que não dignifica o homem, pois, como visto no documentário “Carne e Osso”, os trabalhadores muitas vezes, para não perder o emprego, continuam a trabalhar sem poder ou com dor. O documentário mostra que é um serviço cheio de riscos para a saúde do trabalhador e que, em muitos casos, pode até mutila-los. Que empreendimentos industriais são esses que, para gerar milhões e milhões em divisas, não cuidam do bem-estar e da saúde de seus funcionários, levando milhares deles ao adoecimento e à inutilidade produtiva?
Segundo Marchi (2012), as empresas frigoríficas hoje visam somente o lucro, esquecendo-se de quem mais faz por eles, seus funcionários, deixando-os desamparados e cheios de doenças que, em muitos casos, não têm cura, como a LER, que são as lesões por movimentos repetitivos. Ocorre que os trabalhadores são organizados em um processo de trabalho dentro dos frigoríficos tendo que adequar o trabalho de seus corpos ao ritmo das esteiras mecânicas,