Instituto Reciclavel
O Instituto foi fundado em 1995 e está localizado na zona oeste da cidade de São Paulo, na comunidade do Jaguaré. Seu programa é direcionado a jovens de 14 a 19 anos, tem cinco anos de duração e está fundamentado em três fases: complementação cultural-educacional, oficina de reciclagem e inserção no mercado de trabalho.
O trabalho desenvolvido com os jovens é baseado no conceito de Educação pelo trabalho, proporcionando uma vivência transformadora e profunda da maneira como cada jovem se vê e se coloca no mundo. O objetivo é despertar suas aptidões, reforçando aspectos como trabalho em grupo, ética, solidariedade, responsabilidade, autoconfiança, autoestima e meritocracia. Estes conceitos ajudam os jovens a conquistarem seus objetivos por seus próprios méritos e a reconhecerem seus direitos e deveres diante da sociedade, preparando-os para serem cidadãos e agentes transformadores.
Nesses 16 anos de atividades, mais de 500 jovens, vindos de um cenário de vulnerabilidade e risco social, encontraram no Instituto Reciclar uma opção para sair da "invisibilidade", quebrar o ciclo de baixa educação – subemprego – falta de oportunidade em que estavam envolvidos e escolher novos caminhos para suas vidas. Desse total, cerca de 80% estão ativos no mercado de trabalho, em diversas profissões, inclusive ocupando posições de destaque em grandes empresas.
Alunos do último ano do ensino fundamental são selecionados pela coordenação das escolas estaduais do Jaguaré, seguindo critérios como aproveitamento, comportamento e frequência nas aulas. A principal parceira é a Escola Estadual Deputado Augusto do Amaral. Na sede do Reciclar, eles recebem aulas de português, matemática, conhecimentos gerais,