cartilha coleta seletiva
Porque a Coleta Seletiva é importante?
3
Falando de Reciclagem
4
Processo de Separação dos Resíduos
4
O que reciclamos? 5
Os Materiais Recicláveis
7
Plástico 7
- O que é o Plástico?
- Por que reciclá-lo?
Papel 8
- O que é o Papel?
- Por que reciclá-lo?
Vidro 9
- O que é o Vidro?
- Por que reciclá-lo?
Metal 10
- O que é o Metal?
- Por que reciclá-lo?
Outros materiais 11
O que fazer com meu resíduo orgânico?
12
Política Nacional de Resíduos Sólidos e Condomínios
13
Curiosidades relacionadas à Reciclagem
14
Papel
Aço
Alumínio
Tetrapak
Plástico
Vidro
Histórico da Reciclagem 16
Você sabia que...? 19
Saiba mais sobre meio ambiente
20
Perguntas 21
Referências 23
3
bem-vindo
Parabéns a você morador, que agora faz a reciclagem em seu apartamento e contribui para um planeta e uma sociedade melhor. Este é um informativo para ser lido toda vez que surgirem dúvidas a respeito da Coleta Seletiva.
1. Por que a Coleta Seletiva é importante?
A Coleta Seletiva diz respeito ao recolhimento de materiais recicláveis previamente separados na fonte geradora. Em uma cidade como São Paulo, onde o número de habitantes é expressivo, bem como a quantidade de resíduos sólidos produzidos, se torna de extrema importância que as soluções existentes para as questões ambientais passem a fazer parte da rotina dos seus cidadãos. Em 2012, segundo o CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem), 86% dos municípios brasileiros não destinavam seus resíduos para a coleta seletiva, sendo que alguns deles eram destinados de forma inadequada para vazadouros a céu aberto (lixões), podendo acarretar diversos problemas, sejam eles ambientais, econômicos ou sociais.
Entre tais problemas, merece destaque o risco de cursos d’agua subterrâneos serem contaminados pelo chorume, um líquido poluente gerado durante a decomposição de matéria orgânica. Além disso,