Danone
Projeto Novo Ciclo
Projeto Novo Ciclo é uma iniciativa socioambiental que visa incentivar a coleta seletiva de lixo em 22 municípios do sul de Minas Gerais, por meio de uma rede de 24 cooperativas de catadores de materiais recicláveis. O projeto é resultado de uma importante parceria com o Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA) e o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).Espera-se que em menos de quatro anos mais de 40% do total de resíduos pós-consumo gerado pelas divisões de Produtos Lácteos Frescos e de Águas da Danone sejam coletados pelas cooperativas.
Classificado na 4ª posição estre as melhores práticas de sustentabilidade do país pelo Programa Benchmarking Brasil, o projeto Novo Ciclo dá início a sua segunda fase, que consiste na criação de uma Rede de Cooperativas de catadores no Sul de Minas Gerais.
Nesta fase, haverá suporte técnico mais próximo e frequente às cooperativas para alavancar seu desenvolvimento, voltado para empreendedorismo e gestão. Os envolvidos também buscarão consolidar parcerias com os governos locais, fortalecendo e ampliando os programas de coleta seletiva.
Além disso, por meio de um plano de negócios para a Rede de Cooperativas, será possível investir na parceria com outras indústrias para absorção dos materiais recicláveis. O Novo Ciclo promove o desenvolvimento dos catadores de materiais recicláveis e, possibilita a profissionalização do trabalho das cooperativas de reciclagem para a melhora da coleta seletiva em Poços de Caldas e mais 22 cidades do Sul do estado de Minas Gerais. Em dois anos, o projeto proporcionou 80% de aumento na renda média dos catadores e a média de percentual de coleta seletiva nas cidades participantes subiu de 5% para 19%.
O projeto é resultado de uma parceria que envolve o MNCR (Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis), responsável pela mobilização para engajamento dos catadores e representação nas