Administração da Produção
Conjunto de atividades que levou a transformação de um bem tangível em outro com maior utilidade.
Produção Organizada
Artesãos aprimoram os processos do homem pré-histórico, e passaram a produzir conforme solicitações e especificações de terceiros. Estabelecendo prazos de entrega, prioridades, especificações e determinando preços.
Revolução Industrial
Começou em decadência da produção artesanal, após a criação da máquina de vapor em 1764 por James Watt. Inicia-se ai a substituição da força humana pela força da máquina, gerando o agrupamento dos artesãos e dando início as primeiras fábricas.
Com isso surgem as primeiras exigências, como a padronização dos produtos e seus processos de fabricação; o treinamento e habilitação da mão de obra direta; criação dos quadros gerenciais e de supervisão; desenvolvimento de técnicas como planejamento e controles financeiros e da produção; e de técnicas em vendas.
Padronização dos componentes por Eli Whitney em 1790. Teve início por croquis dos produtos e processos, a função de projeto de produto, de processos, instalações, equipamentos e etc.
Administração Científica ( Conceito de produtividade)
EUA, fim do século XIX surgem os trabalhos de Frederick W. Taylor, dando origem aos conceitos de produtividade, procurando a melhoria da produtividade com o menor custo possível. PRODUTIVIDADE:
Henry Ford (Linha de Montagem)
Criada em 1910, revoluciona todos os métodos até então existentes. Surge o conceito de produção em massa, caracterizado por grandes volumes padronizados, essa melhoria denominou-se Engenharia Industrial. Originando os conceitos de linha de montagem, posto de trabalho, estoques intermediários, monotonia do trabalho, arranjo físico, balanceamento de linha, produtos em processo, motivação, sindicatos, manutenção preventiva, controle estatístico de qualidade e fluxograma de processos. Esse conceito predominou até meados de 1960.
Produção Enxuta