Ondas Eletromagnéticas: O Rádio
Ondas Eletromagnéticas: O Rádio
RIO DO SUL
2014
NOME
ONDAS ELETROMAGNÉTICAS: Rádio
Trabalho apresentado ao curso do 2º ano do Ensino Médio do [INSTITUIÇÃO] para a disciplina de Física
Professor(a):
RIO DO SUL
2014
Sumário
Sumário 3
A história do rádio 4
A onda 5
Como funciona? 5
Referências 6
A história do rádio
Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção de informações previamente codificadas em sinal eletromagnético que se propaga através do espaço.
Segundo alguns autores, a tecnologia de transmissão de som por ondas de rádio foi desenvolvida pelo italiano Guglielmo Marconi, no fim do século XIX, mas a Suprema Corte Americana concedeu a Nikola Tesla o mérito da criação do rádio, tendo em vista que Marconi usara 19 patentes de Tesla no seu projeto.
Na mesma época em 1893, no Brasil, o padre Roberto Landell de Moura também buscava resultados semelhantes, em experiências feitas em Porto Alegre, no bairro Medianeira, onde ficava sua paróquia. Ele fez as primeiras transmissões de rádio no mundo, entre a Medianeira e o morro Santa Teresa.
A primeira transmissão radiofônica oficial foi realizada por Lee de Forest, em 1906 nos EUA, quando este fez uso de válvulas tríodo, numa tentativa de aumentar e limpar o sinal de emissão do sistema rádio que andava a testar.
O seu uso intensificou-se durante a I Guerra Mundial, em que era através das radio frequências que eram enviadas as ordens entre exército e navios.
A onda
Uma onda de rádio é uma onda eletromagnética propagada por uma antena. As ondas de rádio têm diferentes freqüências e, ao sintonizar um receptor de rádio em uma freqüência específica, é possível captar um sinal. As ondas de rádio têm comprimento de 3 . 108 nm até 3 . 1017 nm. Estes raios, em forma de radiação, apresentam baixa energia, e