Projeto direitos humanos
Projeto: Intervenções da escola no exercício dos direitos e deveres “O que acontece no mundo seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro acontece comigo, então eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida. Um cidadão com um sentimento ético forte e consciente da cidadania não deixa passar nada, não abre mão desse poder de participação.” (BETINHO).
PROBLEMA: Como a escola pode formar sujeitos cientes de seus direitos e deveres?
PÚBLICO-ALVO: Alunos do Ensino Fundamental(7ª e 8ª) e Médio.
JUSTIFICATIVA:
A escola deve ser entendida como espaço de construção de conhecimentos que resultem em atitudes voltadas à prática da cidadania. Trabalhar com valores sociais é uma premissa norteadora do processo de aprendizagem cujas intervenções educativas podem consolidar uma prática de atuação social efetiva.
As ações propostas, apresentadas ao longo do projeto, devem permitir ao aluno transferir os conhecimentos adquiridos em situações novas, na tomada de decisões e na solução de problemas. O desempenho desse trabalho suscitará mudanças de atitudes que o remeterá a sair do universo teórico e partir para a realidade pratica, para a ação em prol de sua própria vida e da sua comunidade, com um olhar novo, sensível, humano.
O projeto direcionado aos alunos do ensino fundamental e médio proporcionará oportunidades de integração entre professores e alunos uma vez que permite a interdisciplinaridade por se tratar de um tema abrangente presente em todas as disciplinas.
OBJETIVO GERAL: Conscientizar os alunos que a escola é um espaço de disseminação de ações interventivas voltadas para o exercício de direitos e deveres.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: • Identificar a partir da escola as normas de convivência e respeito social ; • Reconhecer problemas sociais, econômicos e políticos, em diferentes grupos sociais; • Questionar sua realidade, refletir sobre