Integração sistema hospitalar
Vanessa Macedo Freitas Dias**
Resumo
Esta revisão visa discutir o artigo cientifico “Integração RIS/PACS no hospital das Clínicas de Ribeirão Preto: Uma solução baseada em WEB” e apresentar os principais pontos abordados no mesmo.
Introdução
Esta revisão tem como objetivo analisar e discutir as vantagens e desvantagens de implantar um sistema ou uma solução Web em um ambiente hospitalar. Avaliando as necessidades de pacientes e médicos para melhor desempenho do procedimento em hospitais. Solução web para integração de sistema Hospitalar
Na década de 80 os equipamentos trabalhavam isoladamente, porém tornou-se necessária a criação de um padrão, chamado DICOM, melhorando a comunicação e obtenção de imagens digitais para uso médico.Com esse padrão foi criado os PACS(Sistemas de Arquivamento e Comunicação de Imagens/Picture Archiving and Communication System) e os RIS(Sistema de informação em Radiologia/Radiology Information System).Que juntos com o HIS(Sistemas de Informação Hospitalar/Hospital Information System) , formam o serviço de radiologia sem filme(“filmless”), que visa trazer melhorias e reduzir gastos.
Para integrar o sistema RIS/PACS uma boa opção é a utilização da tecnologia web e seus padrões que prove uma distribuição de informações de forma rápida e fácil.
Em 1998, o Centro de Ciências das Imagens e Física médica junto com o Hospital das Clinicas da FMRP-USP iniciou-se um processo de implementação do RIS e do PACS que dura até hoje.Como os sistemas foram desenvolvidos em diferentes momentos , formou um conjunto de sistemas que trabalham isoladamente.
O RIS-HCRP(Sistema de Informação de Radiologia do Hospital das Clinicas de Ribeirão Preto) foi desenvolvido em uma arquitetura cliente/servidor utilizando banco da dados Oracle e interface implementada em Delphi. O sistema possui gerenciamento de acesso possibilitando que seja aberto módulos que foram concedidos