Projeto Direitos Humanos Voluntariado
Teoria e prática sobre a atuação voluntária.
Segundo a Fundação Educar DPaschoal (2007), voluntariado educativo é uma experiência que favorece a formação pessoal e social do aluno. O Voluntariado Educativo pode facilitar o aprender a ser e a conviver, pois é um espaço de participação social, didaticamente planejado, que estreita a relação de confiança e respeito entre as pessoas, estimula a troca de experiências e a aprendizagem mútua. Ações de voluntariado têm permitido discussões sobre valores como ética e cidadania, além de estimular a solidariedade e cultura da paz.
Diante do exposto, o objetivo do presente projeto é desenvolver ações de voluntariado com os alunos, por meio da atuação em entidades filantrópicas da cidade de Divinópolis e região, com foco na ‘dignidade humana’, incluso como um dos itens das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.
O trabalho, além dos benefícios que traz a comunidade, promove a cultura do voluntariado, envolvendo alunos e educadores em discussões político-sociais, de cidadania, saúde, habitação, artes, lazer, etc. A partir da análise, diagnóstico e planejamento das ações, os alunos envolvidos tornam-se parte de um projeto que beneficiará toda uma comunidade, em pequenas ou grandes ações, com responsabilidade, criticidade, autonomia, favorecendo diretamente o desenvolvimento das inteligências interpessoais e intrapessoais, essenciais na formação de cidadãos conscientes (FUNDAÇÃO EDUCAR DPASCHOAL, 2007).
O projeto de voluntariado educativo se insere no contexto das Diretrizes Curriculares Nacionais, na medida em que promove a interdisciplinaridade, possibilitando relacionar conteúdos a atividades, projetos de estudo, pesquisa e ação.
AÇÕES:
- Cada turma será dividida em grupos de 10 a 15 alunos que desenvolverão uma atividade voluntária em uma entidade filantrópica de Divinópolis ou região.
- Existem muitas ações que podem ser desenvolvidas por projetos de