Projeto de TGI
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas
A IDENTIFICAÇÃO DOS CUSTOS LOGÍSTICOS ENVOLVIDOS NA IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS MÉDICO HOSPITALARES E ODONTOLÓGICOS PROVENIENTES DA CHINA.
Janine Rivka Lacerda Gueller
Projeto do Trabalho exigido para a aprovação do componente curricular Metodologia e Pesquisa de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Prof. Drª: Nereida Salette P. da Silveira
Campinas
2014
1. INTRODUÇÃO
A globalização, fenômeno caracterizado pela expansão dos fluxos de informações, atinge todos os países, empresas, indivíduos e movimentos sociais nos âmbitos econômicos e valores políticos e morais, o que envolve aplicações financeiras, capitais e mercadorias que ultrapassam as fronteiras nacionais (BARBOSA, 2010). Segundo Barbosa (2010), no entanto, os países são afetados de forma diferente e as mudanças se manifestam com velocidades distintas nas diversas dimensões da vida coletiva.
No que se diz respeito à economia, o avanço é mais rápido e integra empresas conectando, assim, os mercados. Nesse contexto, o comércio internacional ganha espaço (BARBOSA, 2010).
Carvalho (2007, p. 87) adiciona: “O comércio internacional é a ‘turbina-mãe’ que gera a energia das finanças internacionais: sem o comércio não há finanças, seja no mercado doméstico, seja no mercado internacional”.
Neste cenário, a China é um país que se destaca no comércio internacional. Um estudo publicado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) juntamente com o Departamento de Promoção Comercial (DPR) e Investimentos e a Divisão de Inteligência Comercial (DIC) mostra que comércio exterior deste país apresentou, em 2013, crescimento de 88,5% em relação a 2009.
Este crescimento constitui uma variação de US$ 2,21 trilhões para US$ 4,16 trilhões, tornando a China o 2º mercado mundial, após os Estados Unidos, segundo o ranking da UN/UNCTAD de 2012. Ser o 1º país exportador e o 2º país