Analise de sistemas
Contexto do problema:
O projeto pedagógico em fase de implantação para os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação condicionam os alunos ingressos dos respectivos cursos a elaborar um TGI – Trabalho de Graduação Interdisciplinar, que corresponde a 150 horas de atividades complementares. Este trabalho é conduzido durante o último ano do curso, sob a tutela de um professor orientador.
Os procedimentos, atribuições de os alunos e orientadores, bem como as atribuições dos coordenadores de TGI, estão detalhados no regulamento de TGI da FCI.
O TGI existe na FCI desde 2003, quando as primeiras turmas com esta obrigação concluíram a graduação. Em números atuais, acorrem na FCI em torno de 120 bancas por semestre, com defesas de temas diversos na área de computação.
O TGI tem duração de 1 ano e pode ser elaborado por grupos de até 4 alunos, acompanhados por um professor orientador, podendo ter um professor co-orientador, se necessário.
Recomenda-se que a elaboração do TGI inicie-se no cumprimento da disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, onde o aluno tem a oportunidade de formar o grupo de trabalho, escolher um tema, contatar possíveis orientadores e elaborar o projeto de pesquisa que norteará seu trabalho.
Situação atual:
A coordenação de TGI utiliza o Moodle como ferramenta de controle do andamento dos trabalhos. Neste ambiente virtual, os alunos fazem o cadastrado dos trabalhos e postam relatórios mensais contendo informações sobre a evolução dos trabalhos. Os professores acessam o sistema para avaliar os relatórios e lançar a respectiva nota.
Esta é o único procedimento com suporte computacional. Existem outros procedimentos que poderiam ter suporte computacional para agilizar as rotinas da coordenação e proporcionar um melhor monitoramento das atividades de alunos e professores neste contexto.
O Moodle foi adaptado para este trabalho e atende parcialmente as