A cultura do amendoim
Classificaçao botânica
Uma planta dicotiledônea, da família Leguminosae, subfamília Papilonoideae, genero Arachis.
As espécies mais importantes do genero sao A. hypogaea L., A. prostrata Benth e A. nhambiquarae Hoehne. As variedades cultivadas pertencem a primeira espécie.
História
Quando chegaram ao Brasil, os colonizadores lusos aqui já encontraram a cultura do amendoim, originária desta terra, que os índios plantavam e consumiam e que hoje é responsável por grande parte dos Óleos comestíveis que produzimos. Da produçao total Sao Paulo respondia por 70%, principalmente as regioes da Alta Paulista e da Alta Sorocabana.
As sementes de amendoim proporcionam elevada rentabilidade de óleo de fácil digestao (45 a 50%), possuindo altos teores de vitaminas.
Utilizaçao
O amendoim (cientificamente, Arachis hypogaea L.) é uma leguminosa com processo especial de frutificaçao, denominado geocarpia, em que uma flor aérea, após ser fecundada, produz um fruto subterrâneo. Suas flores sao amarelas, agrupadas em número variável ao longo do ramo principal ou também dos ramos secundários, conforme a variedade ou o tipo vegetativo. Todas sao potencialmente férteis e hermafroditas, autógamas, com baixa porcentagem de cruzamentos naturais.
Seu período de florescimento é bastante dilatado, havendo épocas de aparecimento de maior número delas, e seu fruto (ou vagem) para a Botânica é um legume. Dependendo das condiçoes ou das características de variedades, a vagem pode apresentar lojas sem sarnentos ou com sementes atrofiadas. Na variedade roxa (tipo vegetativo valencia) é uma peculiaridade a ocorrencia de uma loja vazia em grande número de vagens. As sementes, provenientes dos óvulos, constituem a parte de maior interesse econômico, devido ao seu elevado teor de óleo comestível, ultrapassando 40% em algumas variedades.
O óleo do amendoim é de fina qualidade, tal como foi classificado por Lewkowitsh em comunicado a Sociedade de Química Industrial de Londres.