Cultura do Amendoim
Com uma área ainda pouco expressiva, mas com rendimentos notáveis e facilidade de produção e de comercialização, a cultura do amendoim começa a ganhar espaço como atividade comercial de relevante importância para as Unidades Familiares de São José das Missões.
São José das Missões possui atualmente mais de 15 produtores que trabalham com a cultura de forma comercial, somando mais de 30 hectares cultivados com a leguminosa. A produção que nas ultimas safras surpreendeu, aliado ao alto preço pago pelo grão levou a ampliação na área de cultivo e no numero de produtores.
A safra 2013/2014 está praticamente implantada e apresenta desenvolvimento muito positivo, gerando a expectativa de rendimentos superiores aos registrados em safras passadas superando facilmente duas toneladas por hectare. A cultura característica da região se adapta muito bem ao solo e ao clima, animando produtores que buscam se viabilizar em pequenas áreas através de atividades mais intensivas e de alto valo agregado como é caso da cultura do amendoim, que chega a ser comercializada por até R$8,00/Kg do produto. A renda média líquida por hectare da cultura chega a 10 mil reais.
A cultura do amendoim possui pouco ou até nenhum custo, já que a semente é de propriedade dos agricultores, a cultura não exige aplicações de produtos químicos em grandes quantidades e a supressão de plantas daninhas é feita manualmente através de capinas.
Na propriedade do Seu Aldo Meneghetti (foto) onde o amendoim é a maior fonte de renda da família são cultivados 1,8 hectares da cultura. O agricultor espera boa produção e diz que a renda irá auxiliar a melhorar a qualidade de vida, ele espera também ampliar a área cultivada.
A prefeitura municipal busca equipar os produtores e mecanizar a produção. Atualmente existe um plano de adquirir uma máquina para a colheita e debulha do amendoim, o que poderá aumentar a área e a produção do grão no