Analise de sistemas
A análise é processo de separar as partes de um sistema para facilitar o exame de sua natureza, funções e relações. Análise de sistemas também envolve o projeto, implantação e avaliação de sistemas de informação.
Análise de Sistemas pode ser definida como o processo de analisar, projetar, implementar e avaliar sistemas para fornecer informações que ajudem as operações e processos de tomada de decisão de uma organização.
Por Análise de Sistemas entende-se a atividade inicial do processo de desenvolvimento de sistemas em que se determina e especifica o que um sistema deve fazer e em quais circunstâncias deve operar, envolvendo geralmente um esforço colaborativo entre analistas de sistemas e clientes, no qual os analistas procuram obter a partir dos clientes, num processo gradual e cumulativo, o maior conhecimento possível sobre o domínio do discurso do sistema e respectivo ambiente.
Atualmente o termo análise de sistemas é por vezes substituído pelo termo engenharia de requisitos. A adoção do novo nome deve-se à preocupação de se pretender incorporar uma orientação de engenharia, adicionando mais rigor e disciplina. O uso do termo engenharia implica que técnicas sistemáticas e repetíveis devem ser usadas para assegurar que os requisitos dos sistemas são relevantes, consistentes e completos.
Dificuldades na Análise de Sistemas
A análise de sistemas deve ser um esforço entre analistas de sistemas e clientes, onde os primeiros documentam e representam os requisitos usando técnicas de modelação e então apresentam as especificações resultantes aos segundos para as confirmarem. Mas estas tarefas geralmente encontram muitos obstáculos.
A maior barreira para obter ou definir um requisito com qualidade é a lacuna de cultura existente entre clientes e analistas de sistemas. Duas características dos analistas de sistemas que contribuem para essa lacuna são: (1) fraco conhecimento do negócio e (2) um ponto de vista de análise de sistemas