Desenvolvimento economico
A CEPAL como comissão econômica de desenvolvimento, busca trazer para os países membros, o desenvolvimento necessário para que os mesmos se tornem excelentes nas diversas áreas abrangidas na econômica de uma nação. Com o Brasil não poderia ser diferente visto que é uma nação em forte desenvolvimento, a CEPAL busca através dos seus serviços orientar e conduzir as suas diversas divisões cada área específica, de forma que o desenvolvimento econômico seja alcançado.
Na área industrial o Brasil tem registrado taxas baixas de crescimento pois não investe em inovações tecnológicas, caracteriza-se por ser um país atrasado e acomodado. Embora tenha uma área de pesquisa para que isso possa ser trabalhado, os pesquisadores não se comunicam entre si, fazendo assim que todo o trabalho seja em vão. Portanto deve se continuar a investir na pesquisa porem cobrando um resultado mais eficaz em seus resultados.
No campo da saúde embora o país possua um sistema único de saúde, pouco se investe nessa área, uma mudança na legislação vigente onde possa ser acompanhado com maior transparência pode fazer com que o sistema de saúde tenha os investimentos econômicos necessários para a sua perfeita execução.
Quando o que está em questão é a relação do país com seus vizinhos o Brasil precisa investir mais nas importações e exportações, embora não seja uma tarefa fácil é preciso haver essa relação entre os países da América Latina para que seja alcançado a uma hegemonia econômica entre os países.
Embora a educação no país tenha dado um salto grande, existe ainda um grande preconceito dos estudantes em relação aos cursos técnicos e tecnológicos, sendo a minoria a ser procurada quando se está na escolha de um curso superior. É preciso quebrar essa barreira para que mais pessoas tenham acesso a esse tipo de educação. Já que é visível a falta de mão de obra qualificada e preparada para enfrentar os desafios da
industria