projeto de pesquisa sobre Bullying
O Bullying é uma forma de violência que ocorre na relação entre os pares, sendo sua incidência maior entre os estudantes no espaço escolar. É caracterizado pela intencionalidade e continuidade das ações agressivas contra a mesma vítima, sem motivos evidentes, resultando danos e sofrimentos.
As manifestações do Bullying no ambiente escolar se dão por meio de agressões físicas, verbais ou morais, e geralmente há uma desigualdade de poder entre o agressor e o agredido. Os indivíduos que sofrem bullying são, geralmente, pouco sociáveis. Se sentem inseguros e incapazes de retribuir à agressão ou até mesmo de pedir ajuda ao que estão fora do contexto.
Para maior compreensão sobre o assunto, este projeto abordará o tema sobre as relações e implicações do Bullying no cotidiano escolar do adolescente, têm por objetivo compreender o conceito do fenômeno bullying, identificar a posição do professor frente à violência e verificar as consequências provocadas no desenvolvimento do indivíduo. Ele será realizado por meio de levantamento e pesquisas bibliográficas que aborde o presente assunto. O presente projeto de pesquisa será realizado e desenvolvido devido um interesse na área educacional com ênfase neste fenômeno bullying que tem tido uma maior ocorrência na atualidade. Ele tem se propagado e atingido parte dos adolescentes em seu âmbito escolar. Considerando sua valia para a sociedade, ele contribuirá para uma visão mais ampla da população em relação a essa problemática atual, podendo ser útil para própria instituição (escola) e para a família de um adolescente vitimizado.
Fundamentação Teórica
1.1 Definição e conceito do fenômeno Bullying
O bullying é uma forma de violência que ocorre na relação entre pares, sendo sua incidência maior entre os estudantes, no espaço escolar. É caracterizado pela intencionalidade e continuidade das ações agressivas contra a mesma vítima, sem motivos videntes, resultando danos sofrimentos dentro de uma relação desigual de