PROJETO DE PESQUISA PSICOPEDAGOGIA CLINICA
Nome do aluno: Janaina Chagas dos Santos
Turma: 19
Instituto Educar Brasil- Faculdade Dom Bosco
Professora Orientadora: Maria Mirta Calhava
FAMÍLIA E PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
Pelotas, Outubro de 2013.
TEMA: Família e processo de aprendizagem da criança.
PROBLEMA:
Qual a importância da família no processo de aprendizagem da criança?
Crianças com participação efetiva dos pais são mais produtivas?
HIPÓTESE:
As crianças que tem participação efetiva da família na vida escolar possuem um bom rendimento no processo de aprendizagem.
OBJETIVOS:
Compreender porque crianças com participação dos pais na vida escolar possuem um bom rendimento, melhor do que as crianças que não tem a mesma atenção dos pais.
Destacar a influencia que a família pode exercer para o sucesso ou fracasso escolar.
Analisar quais os processos familiares envolvidos na construção da aprendizagem.
JUSTIFICATIVA:
O motivo de pesquisar sobre a importância da família no processo de aprendizagem é pelo fato que desde o inicio da humanidade a família tem sido colocada como pilar principal da sociedade, exercendo forte influencia no desenvolvimento da criança até fase adulta.
REVISÃO LITERÁRIA: De acordo com Sampaio (2011), é no ambiente familiar que a criança inicia suas primeiras aprendizagens. Quando aprende o primeiro a sugar,depois rolar, engatinhar, comer de colherinha, dizer as primeiras palavras, a andar. Todo esse desenvolvimento é presenciado primeiramente pela família, que precisa dar-lhes estímulos, para que a criança conquiste cada vez mais novas habilidades. Não importa o modelo da família e nem os elementos que a compõe. O importante é a dinâmica de cada família, principalmente os laços afetivos que terão fortes influências em todo processo de desenvolvimento dessa criança.
Chair diz: É na base familiar que a criança começa a