Organização, processo e tomada de decisão
a) Relações formais de subordinação.
Autoridade é o direito para fazer alguma coisa. Ela pôde ser o direito de tomar decisões, de dar ordens e requerer obediência, ou simplesmente o direito de desempenhar um trabalho que foi designado. A subordinação está pautada nesta autoridade formal que o superior hierárquico possui sobre o subordinado. Porém a aceitação desta autoridade ocorre a medida que está autoridade formal se transforma em autoridade informal, pautada não somente num conjunto de regras rígidas, mas num conjunto fatores subjetivos, tais como lealdade, admiração, poder de liderança e reconhecimento. Logo é importante para uma relação de subordinação a presença desses aspectos subjetivos, para que não ocorram desvios de objetivo.
b) Amplitude e controle gerenciais.
Em um processo de organização é importante que se defina a amplitude ideal de comando, ou seja, a quantidade de pessoas que um chefe tem capacidade de gerir com eficácia, para isso é importante usar mecanismos que auxiliem estas escolhas, tas como o organograma. Não se pode ter diferenças entre a capacidade de gerir e o quantitativo a gerir, pois controle adequado não será efetuado e os processos poderão ser ineficazes ou ineficientes.
c) Sistema de comunicação.
É através da comunicação que conseguimos formar uma verdadeira equipe harmoniosa e motivada a promover, interação e o relacionamento entre as pessoas e os departamentos. Uma má comunicação traz desgastes nas relações, promovendo mal entendidos e suscetibilidade a falhas. A comunicação se bem administrada oferece a qualquer empresa