Tatuagem Energética
Realmente nós nunca sabemos o que esperar para o futuro, e sempre nos surpreendemos ao perceber que a ciência está anos à nossa frente. No encontro deste ano da American Chemical Society, em San Francisco, um grupo de pesquisadores apresentou um item inovador: uma tatuagem que gera energia a partir do suor. A tatuagem temporária contém uma biobateria alimentada por lactato, uma substância equivalente ao ácido lático presente no suor. O conceito deste protótipo diz que no futuro você poderá, por exemplo, fazer exercícios físicos ou caminhar enquanto o suor produzido pelo seu corpo é transformado em energia para recarregar seu smartphone.
O interessante desta história é que a equipe científica da Universidade da Califórnia, em San Diego, não tinha como objetivo desenvolver uma biobateria, e sim um aparelho de monitoramento de lactato - substância produzida durante atividades físicas. A medição de níveis dessa substância é feita por atletas profissionais ou por pessoas que buscam examinar seu condicionamento físico e melhorar sua eficiência. Mas como o processo também envolve testes sanguíneos, esta avaliação se torna complicada e demorada.
Como uma solução para essa situação, a equipe de cientistas decidiu criar uma forma mais eficiente de realizar esse teste. A pesquisadora Wenzhao Jia, da equipe, desenvolveu um sensor de lactato que, ligado a tatuagem, era capaz de monitorar quanto lactato uma pessoa gerava em determinados momentos.
No entanto, durante a pesquisa, a equipe descobriu que uma enzima incorporada ao processo de monitoramento retirava elétrons do lactato, gerando uma corrente elétrica e criando metade de uma célula de energia.
Esse dispositivo foi capaz de gerar, no máximo, 70 microwatts de energia por centímetro quadrado de pele durante uma série de exercícios físicos no tempo de 30 minutos. "Mas nossos eletrodos têm só 2x3 milímetros de tamanho, e geram cerca de 4 microwatts - um pouco