Como o continente Africano é dividido geográfica e politicamente nos dias atuais?
Como essas divisões foram realizadas e quais as principais diferenças entre a chamada África Negra e África Branca?
R. No aspecto físico, podemos citar o deserto do Saara, que domina a maior parte da África do Norte, como um divisor natural devido a dificuldade de atravessa-lo.
Mas é no aspecto cultural e social que as diferenças e o contraste se definem.
Na África “Branca” que também pode ser chamada de Setentrional (norte) ,possui povos de origem árabe e a religião predominante é o Islamismo. Historicamente possui um melhor índice de desenvolvimento cultural e social em comparação com a “África Negra”.
Na África Subsaariana (África Negra) o Imperialismo e o Neocolonialismo Europeu do século 19 deixaram feridas profundas, que são visíveis ainda hoje afinal, foi ignorando as realidades étnicas, físicas, culturais e linguísticas, separando povos aliados e unindo tribos inimigas, que aconteceu a partilha da África Negra. Em geral, os países desta região do planeta possuem os piores IDH´s (índice de desenvolvimento humano) em comparação com outros continentes e vivem predominantemente da agropecuária e do extrativismo. Existe uma exceção, “o País” África do Sul, que possui polos industriais similares ao da região norte. Mas que passou por muitos problemas sociais e políticos no século 20, como a segregação entre brancos e negros ( apartheid ) . 2) Por que podemos considerar que a África é o berço da humanidade?
R.) Os dados científicos coletados recentemente, tanto referente ao DNA Mitocondrial quanto achados paleontológicos apontam a África como berço de toda espécie humanoide sobrevivente no