Expansão Europeia
Expansão europeia e Conquista da América
Pimenta Bueno
2014
Apresentação
A história da expansão europeia e a conquista da América é cativante pelo fato de mostrar ao leitor a garra e a determinação dos seus participantes, a coragem e a sabedoria claro também a ganancia e o aproveitamento uma história cheia de conquistas e de grandes derrotas um marco histórico onde relata as proezas dos seres humanos os sonhos, os desejos e a euforia pela descoberta do novo e desconhecido algo que cindimos ao nosso caráter que nos mostra sentimentos e ações que vemos e sentimos hoje em dia herdada dos nossos ancestrais.
A expansão europeia e a conquista da América retrata um período de disputas pelo poder tanto politicas como religiosas. A expansão europeia começou em Portugal com o inicio das disputas e da comercialização. O país que mais se destacou na expansão europeia foi Portugal onde tudo começou. Os governos e as monarquias nacionais desenvolveram vários métodos para garantir o controle político.
Podemos dizer que a expansão europeia foi um método de aumentar e aperfeiçoar a Europa politicamente e fisicamente, fazendo assim um território mais independente.
A conquista da América foi dividida em dois reinos, e quem saiu na frente nesta empreitada foi a Espanha com Cristóvão Colombo, em 1492, que procurava o caminha para as Índias e convenceu-se de que o encontrará. A chegada dos espanhóis á América insere-se no contexto da Expansão marítima europeia, o que levou a Espanha ao poder do novo continente foi a luta travada contra os habitantes nativos, os Incas e os Astecas.
Assim chegou a coroa portuguesa também com seus interesses, e pressionou para mudarem o acordo e assim foi assinado o Tratado de Tordesilhas dividindo o continente entre os dois países. Podemos afirmar que a conquista da América foi de forma exploratória, não vieram para a América em busca de terras para povoar, eles ocupavam o