expansão europeia
Expansão europeia refere-se ao período compreendido entre os séculos XV e XVI, quando Portugal e Espanha, tornaram-se pioneiros nas viagens ultramarinas.
Pode-se dizer que a expansão europeia é o momento em que a Europa começa a entrar em contacto com o resto do mundo através das viagens pelo mar, que ficaram conhecidas como viagens de descobrimentos.
Fatores da expansão europeia
Para empreender as viagens de descobrimento, os portugueses e espanhóis, foram motivados pela vontade de saber mais, bem como a necessidade de satisfazer o paladar, visto que um dos grandes objetivos era a descoberta do caminho marítimo para a Índia, o que ia reduzir o preço das especiarias e enfraquecer o monopólio dos muçulmanos que controlavam a rota terrestre das especiarias.
Pode-se afirmar que os fatores que contribuíram para a expansão são:
1-O crescimento demográfico, o que exigia mais alimentos e mais matérias-primas para a indústria europeia;
2- O desejo de produtos exóticos (especiarias);
3- O desenvolvimento técnico e científico (Bússola, Astrolábio);
4- O descobrimento de novos mercados e rotas comerciais;
5- A necessidade de difusão do cristianismo
Objetivos da expansão
A expansão europeia, tinha como objetivo, o descobrimento de novas rotas para a aquisição das especiarias, o que influenciaria a redução do preço das especiarias na Europa Ocidental. E a necessidade de difusão da religião cristã pelo mundo para contrapor a expansão da religião muçulmana.
O tratado de Tordesilhas
Portugal e Espanha entrou em conflito por causa do controlo do comércio com os povos das regiões aonde haviam chegado. Para acabar com esse conflito, em 1494, foi assinado um acordo entre Portugal e Espanha, que consistia na divisão do mundo em duas zonas de influência ou seja foi dividido em duas partes, onde a parte ocidental ficava com Portugal e a parte ocidental ficava com a Espanha.
A esse acordo ficou conhecido como o Tratado de Tordesilhas.