capitulo 4 do livro administração teoria e pratica no contexto brasileiro
Instituto de Ciências
Sociais e comunicação – ICSC
Curso de Administração
AAP- ATIVIDADES ACADÊMICAS PROGRAMADAS
SÃO PAULO
2014
Cibele Carrer Moreira R.A: B39BHG-4
Flávia Regina Aguilar R.A: B39BHC-1
Nicolle Bruno R.A: A93EFE-3
Priscila Almeida R.A: B37JIF-3
ADMINISTRAÇÃO- Teoria e Prática no Contexto Brasileiro
Resumo e Questões do Capitulo 4
São Paulo
2014
A tomada de decisão organizacional
A tomada de decisão é parte essencial do trabalho de um administrador, diariamente os administradores tomam decisões de diferentes assuntos e as qualidades dessas decisões tem impacto significativo no desempenho da organização. Em alguns casos as decisões assumem uma importância estratégica para o futuro da organização e de seus trabalhadores. Quando as decisões são erradas, elas são muito mais visíveis e lembradas. É necessário saber que na tomada de decisão há uma dificuldade em prever o futuro e que é ainda mais difícil reverter uma decisão errada, por conta de seus investimentos e recursos perdidos.
Uma decisão pode ser tomada de forma simplista como entre alternativas e possibilidades, mas não é um processo fácil, pois cada alternativa de decisão está associada à incerteza de suas consequências e impactos.
Desta forma os administradores devem avaliar as alternativas, o que, muitas vezes envolve a necessidade de estimar suas consequências e impactos na organização; mesmo as decisões que aparentemente todos ganham tem custos de oportunidade, pelo fato da não implementação de outras opções. Os administradores têm de calcular e gerir os riscos e as probabilidades que acompanham suas decisões. Para auxiliar nas tomadas de decisão denominamos nome as situações como: Certeza: é a situação na qual toda a informação necessária para a tomada de decisão se encontra disponível; o