Startup
1. AFINAL, O QUE É UMA STARTUP?
Uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.
QUANTIDADE DE NEGÓCIOS, PESSOAS OU EMPRESAS NO BRASIL
Cada vez é mais comum empreendedores investirem em startups para começar um negócio. São empresas da área de tecnologia, inovadoras e sem medo de arriscar. Em geral, são comandadas por jovens empreendedores com pouco dinheiro e muito sonho. No Brasil, existem mais de 10 mil empresas com esse perfil. Só em 2012, elas movimentaram quase R$ 2 bilhões.
Startups
Quantidade
Negócios
R$ 2 bilhões
Pessoas
6,3 mil (investidores-anjos)
Empreendimentos/empresas
10 mil (empreendimentos/empresas)
2. CARACTERÍCAS
No mundo do empreendedorismo, as startups são as novas empresas que possuem as seguintes características:
Inovação: a startup precisa ter algo diferente do que já existe no mercado, seja no seu produto/serviço no modelo de negócio, de forma que isto seja uma vantagem competitiva.
Escalabilidade: o modelo de negócio de uma startup precisam ser escalável, isto é, pode crescer aceleradamente sem exigir na mesma proporção recursos humanos ou financeiros.
Tem potencial para atingir grandes mercados: as startups buscam criar produtos/serviços que possam ser utilizados potencialmente por milhares até milhões de clientes, para que possam assim crescer continuamente.
Sonho grande: as startups, mesmo começando como pequenas empresas, já nascem com a idéia de se tornarem grandes empresas o futuro, diferentemente das empresas chamadas de “estilo de vida”, que tem como objetivo apenas a realização pessoal do empreendedor.
São enxutas e flexíveis: mesmo pesando grande, as startups devem ser muito enxutas, pois pela necessidade de validar sua inovação, precisam estar prontas para mudar seu produto e/ou modelo de negócio de forma a adequá-los a demanda dos clientes.
3. GOVERNO
POLÍTICAS PÚBLICAS
Criada em 2011, a Associação