Organização Processo e Tomada de Decisão
Resposta da letra A:
A Organização em que trabalho: Rioprevidência, é uma autarquia que apesar de uma hierarquia definida é uma organização de tipologia orgânica principalmente no tocante a pouca divisão de trabalho, nas decisões descentralizadas e pela atuação em ambientes dinâmicos, contemplando outros objetivos como a transferência de conhecimento e maior adaptação às demandas.
A desvantagem nessa tipologia orgânica está na pouca divisão de trabalho, o que acaba acarretando sobrecarga e até estresse em alguns envolvidos no processo.
Resposta da letra B:
Microambiente, refere-se às relações que a organização mantém com mais frequência, tais como: -consumidores que são todos aqueles que utilizam os bens e serviços oferecidos;
-fornecedores que são aqueles que fornecem mão de obra, capital, material, equipamentos ou informações, …
Macroambiente, oferece suporte para os seguintes níveis:
-institucionais que defienm e fazem cumprir normas regulamentares;
-econômicos que estão voltados para política econômica, taxas inflacionárias e níveis de empregos, entre outros, …
No caso do Rioprevidência a relação é mais forte no macroambiente, no que diz respeito ao nível institucional fazendo cumprir normas e regulamentos.
Resposta da letra C:
Um processo com valor agregado reúne atividades que têm elevado nível contributivo para tomada de decisão. Portanto, nossa participação é fundamental para essa agregação de valor e para construção de um mapa de relacionamento, ou mapeamento de processos.
Quanto ao mapeamento de processos, Hunt defende como sendo “uma ferramenta gerencial, analítica e de comunicação, que tem a intenção de ajudar a melhorar os processos existentes ou então implantar uma nova estrutura voltada para estes”.
Resposta da letra D:
São instrumentos importantes de uma organização: fluxograma, formulário, (re)desenho de processos de negócios, diagnóstico organizacional e análise organizacional.