Projeto de Pesquisa COACHING FINAL
CURSO: METODOLOGIA CIENTÍFICA
PROFª. PAULA CHIÉS
ALUNO: JOAQUIM SOARES NETO
PROJETO DE PESQUISA: Coaching – Desenvolvendo competências
1 – INTRODUÇÃO
Coaching é um processo de equipar as pessoas com as ferramentas, conhecimentos e oportunidades para se desenvolverem e se tornarem pessoas mais eficazes e mais efetivas. O Coaching é um processo contínuo, duradouro e não de conversas eventuais ou acontecimentos isolados.
Há diversas teorias em torno do termo “Coach” no contexto do desenvolvimento de pessoas, mas em algum ponto da história, ele compartilha um ancestral comum com o verbo em inglês “coax”, que significa persuadir. O profissional de coaching atua como um estimulador externo que desperta o potencial interno de outras pessoas, usando uma combinação de flexibilidade, insight, perseverança, estratégias, ferramentas pautadas em uma metodologia de eficácia comprovada e, então, o Coach (Profissional) acompanha o seu Coachee (Cliente) com interesse genuíno (muitas vezes chamado de carisma) para apoiar os seus clientes de Coaching (Coachees) a acessar seus recursos internos e externos, e assim, melhorarem seus desempenhos. (FRANÇA, 2011)
Além dessa, há outras definições sobre a função, o comportamento e as características de um Coach. Dependendo das circunstâncias, é possível que o Coach precise adotar estilos muito diferentes a fim de atender as necessidades de seus Coachees. Entre os fatores que podem influenciar na abordagem de Coaching, está a complexidade da meta, os riscos de erros na realização da tarefa, o nível inicial da disponibilidade para o coaching por parte dos integrantes da equipe, sua autoconfiança e capacidade para a tarefa e o nível de maturidade para a aprendizagem demonstrada para o coachee (até que ponto ele se mostra capaz de cogerenciar o processo de coaching). “Coaching é um processo com foco em 100% em solução, visa apoiar a pessoa que busca um desenvolvimento, seja com foco pessoal ou profissional”. (FRANÇA,