O Coaching como Aumento da Performance
LUCIANO PERPETUO GRANDIZOLI
ROBERTO ANTÔNIO DE OLIVEIRA OLIVÉRIO
O COACHING COMO AUMENTO DA PERFORMANCE DE GESTORES APLICADO NO GRUPO BORGATO:
Um estudo sobre o processo de coaching para aumento de performance de gestores em uma empresa do interior paulista.
Projeto Apresentado ao Curso de Pós- Graduação: MBA em Recursos Humanos e Gestão de Pessoas inseridas no CEPED/UNIFAFIBE.
Bebedouro
2012
1 INTRODUÇÃO
A origem do Coaching remete aos pensamentos filosóficos de Aristóteles e Sócrates (“a verdade está dentro de nós”), passa pela teoria da Gestalt, pela Psicologia Humanista, pelos princípios da Ontologia. As primeiras publicações sobre coaching aplicado no mundo empresarial, como uma habilidade de gerenciamento de pessoas, são de 1958 (Krauz, 2007, p.21-24). Mas foi nas décadas de 80 e 90 que o tema começou a ganhar destaque.
Os profissionais dedicados a contribuir com o desenvolvimento de pessoas buscam, há algum tempo, formas de auxiliar esse processo. Essas formas de ação ganharam, ao longo dos anos, diferentes nomes: acompanhamento, treinamento, grupos de desenvolvimento, entre outros. Com as experiências e aprendizagens o coaching foi tomando a sua forma.
Caracteriza-se, hoje, como um processo para ajudar a “crescer a consciência dos desequilíbrios existentes e de ajudar quem está sendo orientando a encontrar um caminho que beneficie seu trabalho e sua liberdade de ação. È um processo que ajuda a pessoa a mudar, da maneira que ela quer, e a caminhar na direção que ela quer ir.” (Whitmore, 2010, p. 14). Para Ane Araújo (1999, p.21) é “uma ponte entre o sonho e a realização”. Aqui o coach (profissional) não tem a verdade sobre as dificuldades ou pontecialidades do coachee (cliente), mas contribui para que este encontre suas próprias respostas.
Atualmente, o coaching vem sendo muito utilizado no mundo corporativo, já há algum tempo. “““ “““ Observe que em qualquer reunião de