espectrofometria no uv
Disciplina: Química analítica Il
Docente: Rodrigo Obata
ESPECTROFOTOMETRIA
Relatório de Ensaio – Aula Prática 05
Espectrofotometria no UV/Vis
Ana Paula Pereira da Silva RA 2214103133 Edilson Rodrigo de Araújo RA 2214110240 Vanessa Dias de Souza RA 2214103410 São Paulo
2015
Introdução:
O conhecimento da absorção de luz pela matéria é a forma mais usual de determinar a concentração de compostos presentes em solução. A maioria dos métodos utilizados em bioquímica clínica envolve a determinação espectrofotométrica de compostos corados (cromóforo) obtidos pela reação entre o composto a ser analisado e o reagente (reagente cromogênico), originando um produto colorido. Os métodos que se baseiam nesse princípio são denominados métodos colorimétricos, os quais geralmente são específicos e muito sensíveis. A grande vantagem em utilizar compostos coloridos deve-se ao fato de eles absorverem luz visível (região visível do aspecto eletromagnético).
A espectrofotometria – medida de absorção ou transmissão de luz – é uma das mais valiosas técnicas analíticas amplamente utilizadas em laboratórios de área básica, bem como em análises clínicas. Por meio da espectrofotometria, componentes desconhecidos de uma solução podem ser identificados por seus espectros características ao ultravioleta, visível, ou infravermelho.
Quando um feixe de luz monocromática atravessa uma solução com moléculas absorventes, parte da luz é absorvida pela solução e o restante é transmitido. A absorção de luz depende basicamente da concentração das moléculas absorventes e da espessura da solução.
O principal