Projeto de Melhoria do Ensino Municial
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA: CONCEITOS
BÁSICOS
O que você vai ler agora é o capítulo Projeto Pedagógico da
Escola: Uma Construção Coletiva,escrito por Ilma Passos A. Veiga
(1995). Na verdade, estamos apresentando aqui um resumo desse capítulo para que você leia criticamente e, juntamente com a comunidade escolar, discuta os conceitos básicos para a elaboração do Projeto Político-Pedagógico de sua escola.
O Projeto Político-Pedagógico é uma forma de organização do trabalho pedagógico da escola que facilita a busca de melhoria da qualidade do ensino. Esta organização se dá em dois níveis: no da escola como um todo, o que envolve sua relação com o contexto social imediato; e no da sala de aula, incluindo as ações do professor na dinâmica com seus alunos.
A implantação do Projeto Pedagógico, no contexto da gestão colegiada e de processos participativos de tomada de decisões, deve considerar os seguintes aspectos:
1) a análise dos conflitos (abrindo espaço para gerenciá-los, pois são oportunidades de se exercer criatividade e inovar);
2) a neutralização das relações corporativas e autoritárias
(abrindo espaço à participação e colaboração);
3) o rompimento da burocracia excessiva que permeia as relações na escola, tanto as técnico-administrativas como as de ordem técnico-pedagógicas;
4) a reformulação da divisão do trabalho, reduzindo o modelo fragmentado, que reforça as diferenças e hierarquiza os poderes de decisão, em favor de responsabilidades compartilhadas e direcionadas a resultados de interesse para todos.
A construção do Projeto Político-Pedagógico passa pela autonomia da escola e pela sua capacidade de delinear sua própria identidade. Assim, deve ficar claro que a escola é um espaço público, lugar de debate e diálogo, fundado na reflexão coletiva.
A elaboração do Projeto Político-Pedagógico necessita de um referencial que o fundamente:
Os alicerces estão nos pressupostos de uma teoria pedagógica
viável,