sala de apoio a aprendizagem
Este trabalho tem como principal objetivo investigar a importância da Sala de Apoio à Aprendizagem dentro do ambiente educacional, demonstrando as possibilidades de desenvolvimento nos trabalhos realizados com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem no Ensino Fundamental.
A proposta deste tema foi resultado das reflexões a partir da experiência vivenciada no período de 15/07/2009 a 30/09/2009, no Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental, na EMEB Ednilson Kolling cujo objetivo era de trabalhar o conteúdo de forma interdisciplinar. Porém a percepção de que em sala de aula haviam crianças que apresentavam algumas dificuldades no acompanhamento das atividades propostas. Foi apresentado o questionamento para a professora regente sobre como era feito o desenvolvimento das atividades com esses alunos, já que os mesmos não acompanhavam o ritmo dos outros. Portanto obtido o esclarecimento de que a escola possuía uma sala de apoio que auxiliava no trabalho com tais crianças, e que havia um profissional responsável pelo desenvolvimento de atividades que iriam de encontro com as necessidades dessas crianças.
Surgindo, então, o interesse pelo assunto, de como se dá o funcionamento de uma sala de apoio dentro da instituição escolar, e qual é a sua contribuição para a conquista do desenvolvimento da capacidade de aprendizagem das crianças que apresentam tais dificuldades.
Diante da realidade de que a área da educação nem sempre é cercada somente por sucessos e aprovações, mas que no decorrer do ensino, podemos nos deparar com problemas que deixam os alunos paralisados diante do processo de aprendizagem, sendo estes rotulados pela própria família, professores e colegas. Porém, é importante que todos os envolvidos no processo educativo estejam atentos a essas dificuldades.
A análise das tendências pedagógicas no Brasil deixa evidente a influência dos grandes movimentos educacionais internacionais, da mesma forma que expressam as