Análise crítica-reflexiva do filme CARREGADORAS DE SONHOS
5273 palavras
22 páginas
! UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFALUNIDADE DE ENSINO DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
DIEGO MARCOS
LEILIANE ALBUQUERQUE
“CARREGADORAS DE SONHOS”
PALMEIRA DOS ÍNDIOS
2013
DIEGO MARCOS
LEILIANE ALBUQUERQUE
“CARREGADORAS DE SONHOS”
(análise crítica-reflexiva)
Trabalho apresentado a Universidade Federal de Alagoas - UFAL, disciplina de psicologia e políticas públicas, ministrada pela prof. Dra. Flávia Regina Guedes Ribeiro, para fins avaliativos.
PALMEIRA DOS ÍNDIOS
2013
1. INTRODUÇÃO
O documentário intitulado Carregadoras de sonhos, foi produzido em 2009\2010, teve como diretor, roteirista e responsável pela montagem, Deivison Fiuza. Dura, em média, 65 minutos. A produção e co-produção foram de responsabilidade do Sindicato dos Professores de Sergipe (SINTESE) e WG produções, respectivamente. No documentário é abordada a realidade da educação brasileira através de quatro professoras, que trazem em suas falas uma discussão sobre políticas sociais e a efetividade das políticas públicas de educação e assistência social.
Entendemos, assim como Cruz e Guareschi (2009) referenciando Cunha & Cunha (2002) que política social diz respeito à “estratégia de intervenção e regulação do Estado no que diz respeito à questão social” e “política pública é a resposta do Estado frente às demandas que emergem da sociedade, caracterizando-se como um direito coletivo”.
As origens dos direitos sociais remontam as primeiras revoluções industriais, no século XIX, como estratégia de intervenção e regulação do Estado advindo de lutas enfrentadas pela classe trabalhadora. Com a crise econômica capitalista de 1929, as questões sociais foram intensificadas fazendo com que as elites econômicas admitissem os limites do mercado e resgatassem o poder do Estado enquanto regulador das questões políticas sociais até então inexistentes, já que a assistência social estava