Projeto de Investigação
Escola Superior de Comunicação Educação e Desporto
Influência da Alimentação no Desporto
Licenciatura em Desporto
Guarda, Dezembro de 2013
Agradecimentos
No final da realização deste projeto de investigação sobre o a influência da alimentação no desporto, não posso deixar de destacar os meus sinceros agradecimentos às pessoas e às instituições que foram decisivas na conclusão deste trabalho. Por essa razão, expresso assim os meus sinceros agradecimentos:
A esta grande Instituição que nos recebe e acolhe ao longo deste ano e deste difícil percurso académico, pelo apoio, pela grandiosidade e excelentes condições de aulas e trabalhos que nos proporcionaram:
- Instituto Politécnico da Guarda;
- Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto.
O meu muito obrigado a todos!
Resumo
A incorporação de comportamentos de saúde nos hábitos diários dos jovens tem-se tornado uma importante preocupação da sociedade.
Nos últimos anos, aquilo a que se chama de bons hábitos alimentares ou uma boa alimentação tem vindo a regredir e a alterar-se com o passar do tempo. O ser humano cada vez mais tem um estilo de vida mais sedentário, o que pode vir a originar problemas de saúde nas futuras gerações. A cada dia que passa, os mais jovens têm tornado, o que se chama uma alimentação saudável, numa alimentação desapropriada.
Em geral, todos nós deveríamos ter uma nutrição equilibrada, ou seja, não são só os desportistas que precisam de regular e ter cuidado com a sua alimentação, mas também todos aqueles que não praticam qualquer tipo de exercício físico, pois esses têm uma maior tendência a tornar-se sedentários. Por isso, quer crianças, quer jovens, quer adultos, quer idosos (estes com muita prudência e cuidado) devem praticar atividade física, pois faz bem não só ao corpo como a mente, e também a prevenção de doenças.
Segundo a literatura, os pais podem ter um papel importante na