Projeto de investigação cientifica
Questão de partida/problema: Com a constante evolução tecnológica dos últimos anos, é evidente que esta tem um peso significativo a nível pedagógico em todo o ensino. A questão que se põe é: será que as novas tecnologias influenciaram as práticas de ensino?
Objetivos da investigação: Este projeto tem como objetivo verificar em que medida é que as novas tecnologias foram aceites, positiva ou negativamente pelos professores da ESECS e de que forma é que vieram influenciar as estratégias de ensino usadas pelos mesmos.
Relevância do estudo: As chamadas ‘novas tecnologias’ são um elemento assíduo no leccionamento das aulas, nos dias de hoje.
Estando neste momento a fazer uma licenciatura de Comunicação Social e Educação Multimédia, este é um assunto com o qual temos de nos confrontar no nosso dia-a-dia, e provavelmente um dia mais tarde no nosso mercado de trabalho.
Nos dias que correm, o professor cada vez mais deixa de ser a fonte exclusiva de informação que os alunos dispõem para obterem o seu conhecimento, e realizarem a sua aprendizagem. O professor passa mais a ser um gestor de aprendizagens que orienta o aluno no tratamento da informação disponível.
Considerando um tema interessante e que nos é bastante próximo, com este estudo tentaremos verificar se as novas tecnologias influenciaram de forma positiva os professores da ESECS e de que forma tiveram que adaptar as suas práticas de ensino.
Identificação de variáveis:
Variável (M): Sexo
Variável (M): Idade
Variável (M): Anos de Serviço
Variável (C): Professores do Departamento de Comunicação, Educação e Psicologia da ESECS
Variável (X): Influência das novas tecnologias
Variável (Y): Práticas de ensino
População Alvo: Professores do Departamento de Comunicação, Educação e Psicologia da ESECS
Bibliografia/Webgrafia: As Novas Tecnologias na Educação do Ensino Superior, Ronaldo De Castro - http://issuu.com/ronaldo.de.castro/docs/000032_-_as_novas_tecnologias_na_educa__o_do_ensin