Projeto de Interfaceamento de um Termistor
INTRODUÇÃO
O trabalho consiste em simular o interfaceamento de uma unidade micro processada (Conversor ADC) e um sensor de temperatura (Termistor), utilizando uma ferramenta matemática computacional chamada Matlab para modelar o problema.
II.
METODOLOGIA PROPOSTA
A metodologia aplicada neste trabalho é dívida em dois passos: Sendo o primeiro passo, a teoria do termistor e o segundo passo, desenvolver um software que capaz de simular o interfaceamento entre um ADC e o termistor utilizando o software MATLAB.
A. Teoria do Termistor
1) Introdução ao Termistor(Sensor de Temperatura)
O material usado na construção do termistor é geralmente uma liga contendo cerâmica e vários óxidos de manganésio, níquel, cobalto, cobre, ferro e outros metais. A temperatura de trabalho de um termistor é baixa ficando entre as escalas de -90ºC e 130ºC.
Termistores são de dois tipos, NTC (coeficiente de temperatura negativo) e PTC (coeficiente positivo de temperatura). Como o seu nome indica a resistência de um termistor NTC irá diminuir com a temperatura e a resistência de um termistor PTC irá aumentar com a temperatura. São muito usados para controlar / alterar a temperatura em dispositivos eletroeletrônicos, como alarmes, termômetros, "relógios", circuitos eletrônicos de compensação térmica, dissipadores de calor, arcondicionados.
2) Características do Termsitor
A tabela apresentada abaixo rege o comportamento do sensor de temperatura:
Figura 1- Termistor
Um termistor é um tipo de resistor cujo valor varia com a temperatura. O termo vem da junção das palavras temperatura e resistor.
Tabela 1- Dados do Termistor NTC
Sabendo que o Termistor é de 10kΩ e à potencia dissipada é ‘P’ calculado anterior mente temos que a tensão emcima do thermistor é de :
A partir desses dados foi construído um gráfico abaixo:
𝑇𝑡ℎ𝑒𝑟𝑚𝑖𝑠𝑡𝑜𝑟
Corrente no termistor:
𝑖𝑇𝑒𝑟𝑚𝑖𝑠𝑡𝑜𝑟
√ ∗ 1 𝑘Ω
𝑇𝑡ℎ𝑒𝑟𝑚𝑖𝑠𝑡𝑜𝑟/1 𝐾𝛺