Miniempresa
Começa com Campos ele estava almoçando e quando voltou recebeu a visita de um cara que entregava cartas, chamado Amâncio, ele era filho do Vasconcelos. Campos conhece Vasconcelos do maranhão. Amâncio estava no rio de janeiro para estudar medicina. Campos convida Amâncio para jantar na casa dele. Amâncio também vai se hospedar na casa de campos. Campos tinha uma mulher chamada d. Hortência.
História de campos: morava no maranhão e quando seu pai morreu ele foi morar no rio de janeiro. Trabalhou como guarda livros, e depois foi trabalhar em um mercadinho e quando os donos morreram ele virou dono. Depois ele conheceu Hortência. Viu que ela era de boa família e tinha dote daí eles casaram.
Dona Hortência não gostava de Amâncio na casa deles, mas como ele era amigo do marido dela, ela acaba aceitando.
História de Amâncio: professor era muito rígido com ele, e seu pai também. Depois que saiu desta escola, foi estudar no liceu. Depois que se formou, seu pai deu uma festa para comemorar. Depois de crescer ele saia para beber (era um boêmio). Escolheu medicina para ganhar título na sociedade.
Amâncio Manda uma carta para sua mãe para conversar com alguém. Certo dia ele encontra o Paiva, que era um ex-colega do liceu. Amâncio e Paiva saem juntos para almoçar e encontram João coqueiro. Eles estão só querendo ser amigo dele por interesse (relacionamento por interesse). Eles saem do restaurante bêbados. Vão para a república onde João coqueiro morava. Ele é expulso da pensão porque ele vomitou. Obriga-se a voltar para a casa de campos, porque não tem onde ficar e porque está interessado em Hortência. Quando chegou em casa tinha uma carta de João coqueiro que dizia para ele ir visitá-lo no domingo.
História de João coqueiro (26 anos): ele era filho de uma senhora rica e de um cara que maltratava ele. depois de um tempo o pai dele morreu e a mãe dele para pagar as contas transformou a casa que eles moravam em uma casa de pensão. Ele teve